Barra Mansa Meu Orgulho



Oláá meus amoores *-* tudo bem gente?
Eu sei que tinha que ter post no blog ontem mais infelizmente aconteceu alguns imprevistos e não pude colocá-lo no ar., mas hoje eu quero levar vocês para conhecerem a minha terrinha que amo, minha querida Barra Mansa. 
Ponte dos Arcos (obra arquitetônica mais famosa da cidade)
Barra Mansa é um município situado na região Sul do estado do Rio de Janeiro (siim minha gente eu sou carioca do interiorr kk).
A cidade é situada na microrregião do Vale do Paraíba (microrregião é um agrupamento de municípios limítrofes (municípios com limites próximos)) e possui cerca de 180.126 habitantes segundo estudos do IBGE em 2016 estendida em uma área de 584,90 quilômetros quadrados localizada as margens do Rio Paraíba do Sul.
Contarei brevemente como foi a fundação de Barra Mansa, no ano de 1770 era quase impossível chegar a São Paulo por causa da barreira natural criada pela Serra do mar. Para que a viagem se tornasse mais rápida o então governador do Rio Luís Vaia Monteiro ordenou que fosse aberto um caminho através da Serra de Itaguaí, depois de aberto o caminho várias incursões foram feitas até o Rio Paraíba mas sem compromisso de criar povoados ou vilas. As incursões eram quase sempre formadas por aventureiros a procura de ouro, o primeiro indicio de povoamento foi em 1764 quando um homem chamado Francisco Gonçalves de Carvalho obteve uma espécie de liberação do vice-rei D.Antônio Alvares da Cunha para a construção de uma fazenda de criação de gado e mantimentos chamada Fazenda da Posse localizada entre o Rio Paraíba do Sul e o Rio Bananal. Em 1965 foi concedida outra liberação do vice-rei para construção de nova fazenda no local onde hoje é território da cidade de Volta Redonda (antigamente Volta Redonda não era emancipada de Barra Mansa) e assim surgiu as primeiras edificações de vila.
As fazendas foram mudando de dono até que chegou por herança nas mãos do Coronel Custódio Ferreira Leite o Barão de Aiuruoca que a partir daí fundou o município.
Palácio Barão de Guapi atual Biblioteca Municipal

Cronograma de alguns eventos históricos de Barra Mansa

  • 1768 foi construída a Fazenda da Posse (primeira edificação de Barra Mansa).
  •  Em 1860 Barra Mansa foi o maior produtor de café do país.
  • Em 1861 foi erguido o palácio Barão de Guapi
  • Em 1871 Barra Mansa foi visitada pela Princesa Isabel filha de D. Pedro II para a inauguração da estação ferroviária 
  • Em 1908 Barra Mansa montou o primeiro time de futebol da região o Barra Mansa Futebol Clube
  • Em 1911 o Barra Mansa Futebol Clube se tornou o primeiro time profissional do Brasil
  • Na década de 1930 Barra Mansa foi o maior produtor de leite do Brasil, com 500 mil litros
Foram muitos os eventos históricos da cidade mais não colocarei todos no post se não o texto vai ficar enorme rs.
 
Parque Centenário conhecido como Jardim das Preguiças

População e Cultura


Os primeiros imigrantes que povoaram a cidade em sua maioria vieram de São Paulo e Minas Gerais (aqui no meu bairro quase todo mundo é cria de mineiro haha' olha eu aqui nessa estatística) e chegaram no período do ciclo do café onde o vale paraíba teve bastante participação. As imigrações contribuíram para o crescimento local e construção da cultura da cidade influenciando inclusive no sotaque da população. Fora do seu "terreno" e na capital os barra-mansenses são confundidos com os mineiros. O barra-mansense possui um sotaque intermediário muito próximo ao que se denomina pronuncia padrão. Apesar de possuir o leve cantar do "s" antes das consoantes ou em posição final ele é sibilado e não tão chiado como na capital e as vogais não são exageradamente abertas.
A gastronomia de Barra Mansa sofre grande influência da culinária mineira, aqui se consome feijão preto (diferente da população paulista) e sua vocação natural para a agropecuária leva ao barra-mansense grande variedades de queijos, leite e derivados do leite. A gente ama laticínios gente prova disso é que temos uma cooperativa agropecuária a Cooperativa Agropecuária de Barra Mansa a maior em processamento e derivados do Estado do Rio de Janeiro.
Barra Mansa é uma cidade que possui grande iniciativa cultural a partir de projetos artísticos como teatros de rua onde diversos artistas recriam peças teatrais em praças e pontos turísticos da cidade, o projeto Dança e Magia que também é apoiado pelo Criança Esperança e oferece aulas de Ballet Clássico Gratuitas a crianças e jovens. A cidade também possui sua orquestra a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa atualmente conhecida nacionalmente e já se apresentou em importantes festivais nacionais e internacionais.
Enfim, Barra Mansa é uma pequena cidade no interior do Rio de Janeiro, sua população é repleta de gente simples, honesta e acolhedora que recebe qualquer pessoa que chega com um sorriso enorme no rosto. Infelizmente minha cidade como muitas outras foi vítima da corrupção e vive momentos difíceis de crise em todos os setores, mas tenho fé que iremos vencer e sairemos dessa muito melhor.
 
Apresentação de rua na cidade
Obs:Imagens do post retiradas da internet
Amores eu irei para por aqui porque o post já está grande e se eu descrever mais sobre a cidade ficaria maior ainda haha' caso vocês queiram mais posts relacionados a minha terrinha basta comentarem aí que eu preparo mais posts. 
Enfim amores, fiz esse post no intuito de apresentar vocês a minha cidade linda e de demonstrar o quanto amo Barra Mansa e tento descrever em post o orgulho que tenho desse meu berço.
Eu espero que vocês tenham gostado do post tanto quanto eu gostei ♥

Beijoos :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário