Tudo sobre Calopsitas

Oláá meus amoores *-* tudo bem gente, como foi o final de semana de vocês?
No post de hoje eu venho contar tudo o que você precisa saber sobre uma calopsita (ou quase tudo haha'). Pra quem não sabe essa ave é um dos meus animais de estimação, mostrei elas em vídeo pra vocês quem quiser assistir clica aqui. Eu me apaixonei pela espécie logo de cara e desde quando adquiri minhas aves busquei informações sobre elas, porém muitas informações que encontramos não internet não podemos depositar credibilidade. 
Pensando nisso resolvi compartilhar com vocês os conhecimentos que adquiri ao longo de muita observação e consultas ao veterinário em prol de auxiliar quem tem o desejo de adquirir uma ave e não sabe nada sobre a espécie.
 
Minhas calopsitas ( menina e pitoco)

Características

A calopsita é uma ave natural da Austrália foi descrita pela primeira vez em 1792. A ave é o único membro do gênero Nymphicus é classificada como o menor membro da família Cacatuidae.
A ave é dócil e interativa, por isso vem conquistando várias pessoas no mundo todo. Não podemos padronizar o comportamento da ave, enquanto umas são ativas e brincalhonas outras são mais quietas e tranquilas. Elas não gostam de serem criadas e mantidas em gaiolas, gostam de ficar soltas. A maioria das aves que são criadas em gaiolas são ariscas e medrosas, é muito importante a interação da ave com o dono caso ela não receba a atenção e carinho que precisa pode se alto mutilar (arrancar suas próprias penas) e adquirir comportamento agressivo.
 
Pitoco

Alimentação 

A alimentação ideal das calopsitas é composta por diferentes sementes (como painço, girassol, linhaça e etc.) ou seja um mix de ração específica para a ave. Os comedouros e bebedouros da ave devem estar sempre limpos para evitar a proliferação de parasitas e causar doenças na ave. Para que sua ave esteja sempre nutrida e saudável é recomendado uma alimentação balanceada, muitas sementes como o girassol são gordurosas e por isso o consumo deve ser moderado para não acarretar problemas de saúde no animal. Arroz com casca e aveia também são opções para compor o mi de ração do pássaro, algumas frutas e legumes também são fonte de vitaminas e fibras e são ótimas para complementar a alimentação. Descreverei aqui algumas frutas e legumes que são liberados para a ave.
Frutas: Maças (sem semente, pois a semente possui um ácido tóxico para a ave), mamão com sementes, banana e melancia (com as sementes).

Legumes Crus: Couve (a vontade), cenoura, jiló, abobrinha, beterraba, rúcula, couve-flor e brócolis.

Devem ser dados cozidos: Milho verde, batata doce, sementes de abóboras (semi- torradas). 

Menina

Informações Importantes:

  • Nunca de milho verde sem cozinhar para sua ave, o milho cru deixa o intestino susceptível a bactérias facilitando a causa de doenças.
  • Todos os alimentos que devem ser dados cozidos a ave, devem ser cozidos somente com agua sem sal.
  • Nunca de banho no chuveiro, mangueira ou torneira em sua ave. Para banhar sua ave basta colocar agua em temperatura ambiente na gaiola ou chão e a própria ave ira se banhar se estiver com vontade (nunca force sua calopsita a se banhar, ela fará esse processo quando sentir necessidade).
  • Nunca alimente sua ave com chocolate, semente de maça, cereja, figo, amêndoas, abacate, ervilha, café e pêssego (são alimentos tóxicos para a ave).
  • Ficou na dúvida de como alimentar sua ave? Procure um veterinário especialista em aves e tire suas dúvidas. Nem sempre as informações contidas na internet estão corretas.
  • Limpe todos os dias a gaiola ou outro ambiente onde a ave "vive", também é muito importante limpar os comedouros e bebedouros da mesma.
  • Leve sua ave ao veterinário a cada 6 meses, assim sua ave estará sempre saudável e longe de doenças.
Bom gente quero informar aqui no post que não sou veterinária nem estudo ornitologia, todas as informações que passei para vocês através do post eu aprendi através da experiência que tenho com minhas aves e com as conversas no consultório da veterinária dos meus pássaros. Espero que o post auxilie quem tem esse pet e tem dúvidas ou quem está pensando em adquirir um e não tem informação a respeito da espécie.

Beijoos :*

10 comentários:

  1. Wow! What cute little birds!
    Would you like to follow each other? Follow me on Blog and Google+ and I'll follow you back!
    www.recklessdiary.ru

    ResponderExcluir
  2. que legal! não sabia nada sobre elas! =)


    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Marilia,

    Gostei muito de saber um pouco sobre as Calopsitas, :)
    Sempre tive vontade de ter uma.

    Um beijo, estou te seguindo tbm.

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii flor, seja bem vinda ao blog. Eu nunca pensei que um dia teria calopsitas como animais de estimação, elas me conquistaram ♥ Beijoos :*

      Excluir
  4. Oi Marília! Acho muito bacana que tenha todos esses cuidados com suas aves. Acho que quem se propõe a criar animais silvestres em ambiente doméstico, deve saber que condições especiais são necessárias e não incluem gaiolas ou correntes!

    Adorei a postagem! :**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara :) tudo bem? É verdade, todo bichinho precisa de atenção e cuidado e LIBERDADE para se sentir bem em qualquer ambiente :)

      Excluir