Cabelos: 7 Dicas para controlar a oleosidade dos fios

Oláá meus amooores *-* tudo bem gente?
Como foi o fim de semana de vocês? Espero que ótimo. Quem aí sofre com cabelo oleoso ou misto levanta a mão? Haja'. Quem tem esses dois tipos de cabelo trava uma batalha constante contra o excesso de oleosidade dos fios né? Meu cabelo é misto (super oleoso na raiz e muito seco nas pontas), e depois de muitos anos sofrendo com a oleosidade e testando diversas técnicas, receitas e produtos resolvi compartilhar minhas dicas com vocês.

Dica 1: Evite consumir alimentos gordurosos


Essa dica pode parecer clichê, mas é muito importante, a alimentação tem ação direta sobre nosso organismo. Portanto mantenha uma alimentação mais saudável, evite consumir alimentos gordurosos. Alimentos mais saudáveis como frutas e legumes auxiliam no controle e bom funcionamento das glândulas sebáceas. Alimentação balanceada contribui não só para a saúde dos cabelos, mas do corpo em geral.



Dica 2: Cuidado com a lavagem e produtos que você utiliza


Depois da alimentação a lavagem é o segundo passo principal para manter qualquer cabelo saudável. A lavagem incorreta dos fios ocasiona ao longo do tempo ressecamento, frizz, opacidade, contribui também para a produção excessiva de sebo no couro cabeludo e etc. Já fiz um post aqui no blog ensinando vocês como lavar corretamente os cabelos, recomendo vocês a lerem também. Outro ponto muito importante no cuidado com os cabelos mistos e oleosos são os produtos, muita gente não importa e sai comprando a aplicando produtos sem se atentar se o mesmo se encaixa ao tipo de cabelo dela, esse ato aparentemente "inofensivo" pode proporcionar experiências desagradáveis para os cabelos. Usando produto errado pro seu tipo de cabelo você corre o risco de se deparar com um efeito oposto ao que você queria ou descrito na embalagem, então pra não correr o risco de obter experiências desagradáveis é melhor não arriscar na hora da compra né?


Dica 3: Não utilize calor na raiz


Quem me acompanha no youtube sabe que no vídeo de coisas erradas que fazemos com os cabelos e não sabemos esse é um dos erros que eu aponto, no vídeo eu falo que o calor muito próximo aos cabelo resseca e danifica as cutículas dos fios. O uso de calor na raiz (secador, chapinha, babyliss e etc.) além de ocasionar danos aos cabelos como os que citei acima, estimula as glândulas sebáceas. Aumentando assim a produção do sebo e aumentando a oleosidade.


Dica 4: Não deixe de hidratar os cabelos


Muita gente pensa que pelo cabelo ser oleoso ou misto ele não precisa de hidratação, se você também pensa assim você está enganada (o). Assim como qualquer tipo de cabelo os cabelos mistos e oleosos também precisam de hidratação, pode parecer contraditório o que irei escrever, mas vocês iram entender. Investir apenas em produtos para o cabelo oleoso pode não ser uma opção viável para amenizar o problema, o objetivo de produtos para cabelos mistos e oleosos é controlar a oleosidade certo? Certo, mas o uso contínuo desses produtos pode causar o efeito rebote. Ao invés de controlar a produção da oleosidade ele pode ressecar os cabelos.Com o uso continuo desses produtos o couro cabeludo acaba perdendo a oleosidade natural e as glândulas sebáceas iram "entender" que é necessário produz mais sebo do que o comum. O ideal é intercalar o uso desses produtos específicos para cabelos oleosos e mistos com produtos que tenham propriedades hidratantes/reconstrutores. Assim você irá preservar a oleosidade natural do couro cabeludo, manter a oleosidade excessiva sob controle e evitar o ressecamento dos fios.


 
Dica 5:  Abuse da argila ou produtos à base dela


A argila é muito utilizada nos salões através do procedimento denominado Argiloterapia. Nos salões o procedimento com argila é utilizado no detox capilar. A argila limpa profundamente o couro cabeludo podendo ser utilizada também como anti - resíduos, auxilia no controle da oleosidade, redução da queda, estimula a oxigenação do bulbo capilar ajudando no crescimento dos fios. A argila ideal para cabelos oleosos/mistos é a verde que tem como principal objetivo controlar a oleosidade excessiva. Produtos à base de argila também são ótimos para esse tipo de cabelo, eu utilizo o pré shampoo purificante da linha Nativa Spa de O boticário e super recomendo, ele esfolia o couro cabeludo e a argila juntamente com outros ingredientes do produto dá a sensação de frescor que amo esse produto.

 
Dica 6: Faça Pelling Capilar regularmente


O pelling é muito importante para a higienização do couro cabeludo, ele ajuda a equilibrar as glândulas sebáceas automaticamente auxiliando no controle da oleosidade excessiva. O pelling nada mais é do que uma esfoliação no couro cabeludo, que pode ser feito com produtos específicos como o pré shampoo que citei acima ou improvisar com produtos caseiros. O shampoo de café que ensinei pra vocês também exerce a função de pelling, pois o café em pó contido no shampoo faz uma excelente esfoliação no couro cabeludo fica a dica :D


Dica 7: Não aplique produtos direto na raiz do cabelo


Essa dica eu também já compartilhei no vídeo sobre coisas que fazemos errado com os cabelos e não sabemos. Aplicar produtos diretamente na raiz entope o folículo capilar auxiliando na produção excessiva de oleosidade além de contribuir na proliferação de fungos e bactérias no couro cabeludo e favorecer a queda. Então não esqueça, preserve a raiz na hora da hidratação/reconstrução ou ao aplicar qualquer outro produto como condicionador, finalizador e etc.



Obs: Todas as imagens contidas no post foram retiradas da internet.

E essas são as minhas dicas para controlar a oleosidade dos meus cabelos amores, vocês usam alguma dica das que citei aqui no post? Me contem ai nos comentários eu quero saber :)

Beijoos :*

2 comentários:

  1. Amo essas dicas, sempre me esqueço de alguma. Meu cabelo é oleoso demais na raiz, isso me deixa beem triste. Parei de usar secador porque percebi muita oleosidade depois, e até a hidratação deixa ele oleoso.
    Amei o post.

    um beijo!
    <3
    www.chuvanojardim.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adoramos saber mais dicas maravilhosas ♥
    Beijos
    Vou Arrasar

    ResponderExcluir