Padrão de Beleza

Olá meus amores *-* tudo bem gente?
No primeiro post da semana eu venho falar sobre um assunto que divide muitas opiniões além de ser um tanto polêmico. O padrão de beleza, O que é padrão de beleza? Qual a sua influência em nossa vida de modo geral? Quem está no padrão de beleza e quem está fora dele? São muitas questões envolvidas sobre esse assunto né, e como somos amigas aqui no blog eu resolvi conversar com vocês a respeito. Vamos papear?

Imagem retirada da internet


O padrão de beleza é a adequação da imagem de um indivíduo em busca de aceitação pessoal e social. Ou seja, é um padrão imposto a nós para que sejamos aceitos por nós e pela sociedade. Muitas pessoas na busca de se encaixarem nesse padrão acabam inconsequentemente desencadeando sérios distúrbios, doenças psicológicas e alimentares como depressão, bulimia, anorexia e etc.
A busca pelo corpo ideal, aceitação pessoal e social pode influenciar diretamente todas as áreas de nossa vida e cotidiano. As pessoas ficam obcecadas em busca da conquista do padrão e aceitação da sociedade e acabam não observando as mudanças em suas vidas (que na maioria das vezes são mudanças negativas). Condicionadas a pensar e agir somente em prol desse objetivo de aceitação acabam perdendo a autoestima, gosto pela vida e amor próprio aos poucos na ilusão de que iram alcançar seu objetivo algum dia.

Imagem retirada da internet

A principal responsável pela introdução desse padrão na sociedade atual são os meios de comunicação (as mídias sociais: televisão, internet e etc.) A mídia social é uma ferramenta poderosa e se aproveita do seu poder para introduzir a filosofia de padrão de beleza em nós telespectadores. Aí surgem as perguntas, porque a mídia dita os padrões de beleza? O que ela ganha com isso? As respostas para essas perguntas são bem simples, através do padrão de beleza a mídia consegue te influenciar e mudar a sua opinião sobre seu corpo, jeito de ser, status e etc. Fazendo com que você se sinta insatisfeita consigo mesma e te fazendo pensar que as pessoas não te aceitaram da forma como você é. A partir desse momento os meios de comunicação exercem uma função diferente, após conseguir te influenciar e te deixar insatisfeita na ilusão de que você não será aceita ela começa a introduzir as propagandas de produtos e serviços que te iludem e incentivam a comprar produtos e serviços passando para você telespectador a ilusão de que adquirindo aquele determinado produto ou serviço será aceita diante da sociedade. Com isso você se sente necessitada de adquirir o que está sendo anunciado e automaticamente colabora com o lucro dos meios de comunicação e comércio de produtos. Pois bem, após observamos e refletirmos tudo o que citei no post, peço a você que me responda algumas perguntas com sinceridade.
Você realmente acredita que é necessário mudar seu jeito, corpo e adquirir produtos e serviços para que alguém te aceite e o ame? Você acha que a mídia social está realmente preocupada com o seu bem-estar? Após adquirir determinado produto ou serviço sentiu que as pessoas te amaram e te aceitaram mais e o causador desse efeito foi esse "milagroso" produto/ serviço?

Imagem retirada da internet

Pois bem amiga, reflita sobre tudo o que descrevi no post, chega de continuar sendo marionete da indústria e SE ACEITE COMO É. Não será uma roupa, cosmético ou serviço que irá fazer as pessoas gostarem de você e te aceitarem. Será o seu amor próprio, sua personalidade, sua autoestima, sua liberdade de expressão e muitas outras qualidades que você tem e brilham dentro de você. MUDE para você apenas e não para o outro, pois quem realmente te ama e te quer bem não se importa com padrões e coisas vãs e sim com você e com a sua felicidade. Você é a máquina mais perfeita que existe no universo, a obra prima esculpida pela mão do melhor artista de todos os tempos (Deus). VALORIZE- SE ame seu corpo, seu jeito e ilumine quem está a sua volta com seu amor.

Eu espero muito que esse poste te ajude a se enxergar e perceber que a beleza é uma das faces mais lindas do amor e se amar e aceitar é o que há de mais sublime e encantador no seu humano.

Beijos 


2 comentários:

  1. Nossa, ótima mensagem Mari, esse é um assunto que levanta muitas questões.
    As empresas de beleza hoje, influenciam muito, passam a ideia de que se você não usar tal produto, fazer tal coisa, não vai ficar bela. Eu acho que a verdadeira beleza é quando a pessoa está feliz, amando a sim mesma, se arrumando do jeito que ela gosta e não pra outras pessoas gostar. minha opinião. adorei o post super beijo

    Taynara Mello

    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Pois é Tayna esse assunto levanta muitas questões.Você disse tudo, a verdadeira beleza está no amor próprio e autoestima. Beijos :*

    ResponderExcluir